quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Diagnóstico da miastenia grave pode ficar mais fácil

A miastenia grave é uma doença neuromuscular que pode causar queda das pálpebras, visão dupla, queda da cabeça, fraqueza em membros superiores e inferiores e dificuldade para mastigação, deglutição e até de respiração.

Como os sintomas podem ser sutis e muito variáveis, o diagnóstico pode ser complicado. Para tentar facilitá-lo, pesquisador da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e da Universidade de Uppsala, na Suécia, vem realizando estudos.

Eles submeteram voluntários à eletromiografia de fibra única - exame que consiste em introduzir um eletrodo semelhante a uma agulha de acupuntura no músculo. À medida que o paciente faz movimentos, o aparelho registra as contrações de uma única fibra muscular.

Depois, medem o tempo de contração de uma fibra muscular em relação à outra, que em pessoas saudáveis, dura entre 35 e 40 microssegundos, dependendo do músculo analisado. Já em pacientes com doenças neuromusculares, o medidor pode atingir valores tão elevados como 100 ou 150 microssegundos.

3 comentários:

Unknown disse...

O SUS fornece esse exame?

Unknown disse...

O SUS fornece esse exame?

Unknown disse...

Eu fiz mas por convênio e da negativo porém estou tomando mestinon e meu olho não melhorou em nada vivo com dores nos braços e nas pernas o cansaço não acaba nunca.