sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Fadiga muscular é doença

Da Folha de Pernambuco

Sintomas como cansaço, pálpebras caídas, fadiga muscular e dificuldades para realizar atividades simples do dia-a-dia como pentear o cabelo ou escovar os dentes, pode ser sinais de uma doença auto-imune clínica, a Miastenia Gravis. “Os anticorpos do paciente atacam a placa mioneural (área afetada pela doença), afetando a comunicação dos terminais nervosos aos músculos voluntários como os da fala, visão, mastigação, deglutição e até da respiração. No último caso, se o paciente sofrer uma crise miastênica e não utilizar um respirador, a doença pode levar à morte”, alerta o cirurgião cardiotoráxico e especialista em Miaste nia Gravis, Mário Gesteira Costa.

Por ser uma doença extremamente limitante e progressiva, que prejudica o doente na sua qualidade de vida, precisa ser tratada adequadamente. Segundo Gestei ra, normalmente o paciente é tratado com Inibidores da Acetilc o linesterase, que atin gem a placa mioneural. O tratamento é o mais utilizado em pessoas miastênicas e deve ser associado a outros tratamentos, como a Imuno tera pia de Longa Duração, facilitando a religação das terminações nervosas.

Mário Gesteira diz que há, ainda, outras formas de tratar a doença. “O tratamento imu nossupressor é indicado quando a fraqueza não pode ser controlada pelo inibidores. Neste caso são usados outros agentes para induzir uma supressão do sistema imunológico de forma mais prolongada”, explica.

Já a Imunoterapia de Curta Duração é o tratamento mais indicado para o paciente que está se preparando para uma cirurgia ou está em quadro de crise eminente. É um processo no qual os anticorpos são separados do sangue por uma espécie de lavagem e depois feita a devolução do plasma ao sangue por meio de uma autotransfusão. Com a dimi nuição da quantidade de anticorpos anormais, há um retorno temporário da força muscular em 95% dos casos.

Quando se encontra em fase generalizada, o tratamento mais indicado feito é a Timectomia, a remoção cirúrgica do timo (órgão do tórax), reequilibrando o sistema imu ne do paciente.

Um comentário:

Pedro Dantas disse...

Meus parabéns pelo blog. Eu estudo medicina em Maceió-AL. Só estava em busca de algumas informações sobre a doença quando te achei!
Continue nessa luta de divulgação e esclarecimentos. O Brasil precisa de mais gente com este tipo de iniciativa.

Um abraço!