sábado, 19 de fevereiro de 2011

Linha rara - MG


A Miastenia Gravis (MG) é uma doença autoimune associada a uma perturbação da transmissão neuromuscular. Tem uma prevalência estimada entre 100-150/milhão/ habitantes, estimando-se que em Portugal existam 1000 a 1500 doentes, com uma incidência média de 21 novos casos por milhão de habitantes.
O diagnóstico de Miastenia Gravis autoimune é feito com base clínica, sendo confirmado através de dados: imunológicos (pesquisa anticorpos contra receptores de Acetilcolina, pesquisa de anticorpos anti-MuSK e pesquisa de anticorpos anti-musculo estriado e anti-titina); electrofisiológicos e farmacológicos (testes de Tensilon).
A classificação mais utilizada data de 1958; no entanto, a subjectividade clínica desta escala levou a uma nova proposta de classificação pela Task Force of the Medical Scientific Advisory Board of Myasthenia Gravis Foundation of America – MGFA. Esta proposta aborda diferentes vertentes: apresentação clínica, quantificação de severidade de doença e definições de respostas à terapêutica. A classificação da MGFA engloba: classificação clínica; sistema de Score quantitativo de severidade de doença (QMG Score); Status terapêutico (terapêuticas usadas e respostas); Classificação de timectomia e classificação de Mortalidade e Morbilidade. Tem como objectivo principal melhorar e uniformizar as informações clínicas em doentes com MG.
A Miastenia Gravis é uma doença com curso variável, podendo ter uma evolução benigna ou em alguns casos severa e fatal. Actualmente existem algumas terapias “seguras” eficazes para a sua abordagem. O tratamento, podendo ter regras gerais de actuação, não deixa de ter um carácter individualizado, ou seja, deve ser adaptado a cada doente ou situação particular e de acordo com o médico assistente e o doente.
No tratamento de MG devemos considerar 2 tipos de abordagens: as medidas gerais e o tratamento farmacológico (sintomático e imunológico).
 * Autores: Dra. Ana Martins & Dra. Teresa Coelho (2006). * Fonte: Excertos de Recomendações Terapêuticas em Doenças Neuromusculares. SPEDNM – Sociedade Portuguesa de Estudos de Doenças Neuromusculares

Contactos

2 comentários:

Anônimo disse...

Bruna continuo a felicitar-te pelo conteúdo riquissimo deste blog.. com imensa informação util e tb um espaço de partilha para quem se possa sentir incompreendido. mt obrigada mais uma vez!
neste momento a m luta é mais contra as instituições portuguesas, que se recusam a fazer valer direitos no mundo laboral que nos sao reconhecidos, como por exemplo faltar ao trabalho pelo tempo necessario para as consultas e tratamentos. em portugal esxite uma lei que diz que a pessoa pode faltar "pelo tempo estritamento necessario", sem delimitar tempo, desde que traga justificaçao do medico.. e as entidades patronais, incluindo o proprio estado (funcao publica) passou a exigir um atestado medico para esse fim, pk assim ja passamos a descontar 1/6 do nosso vencimento. Por isso Bruna, para além de me ter tornado socia de vairas associações de deontes para podera dar voz a quem nao tem, tb sempre que posso lhes digo que nao me venham com hipocrisias, nao me venham com democracias que vivme de "dias": dia do doente, dia da doença rara, dia do idoso, dia da criança..pk todos eles merecem respeito no dia a dia nao num dia unico e folclorico do ano..
desculpa bruna mas doi mt.. e mais ainda qdo temos um chefe a desvalorizar a doença, ou melhor quase que a desconfiar da veracidado do que dizemos, apelidando-a de "algo esquisito"..
bjs
MCC Portugal

Anônimo disse...

nasci com hiv minha mãe faleceu por causa da infecção pelo hiv e lamento porque nunca conheci dr itua ele poderia ter curado minha mãe por mim porque como mãe solteira foi muito difícil para minha mãe me deparei com palavras de cura dr itua on-line sobre como ele cura doenças diferentes em diferentes raças, como herpes, parkison, asma, autismo, DPOC, epilepsia, herpes zoster, herpes labial, infertilidade, síndrome da fadiga crônica, cura do lúpus, fibromialgia, feitiço de amor, câncer de próstata, pulmão câncer, glaucoma., psoríase, cirrose hepática, catarata, degeneração macular, doença de Chrons, mononucleose infecciosa., doença cardiovascular, doença pulmonar. próstata aumentada, osteoporose. doença de Alzheimer, psoríase, transtorno bipolar, demência. câncer de sangue,câncer colorretal,feitiço de amor,diarreia crônica,ataxia,artrite,esclerose lateral amiotrófica,acidente vascular cerebral,fibromialgia,síndrome de toxicidade de fluoroquinolona fibrodisplasia ossificante progressesclerose, ereção fraca, aumento da mama, aumento do pênis ent,hpv,sarampo, tétano, coqueluche, tuberculose, poliomielite e difteria)diabetes hepatite até câncer eu estava tão animado, mas assustado ao mesmo tempo porque eu não encontrei esse artigo on-line, então entrei em contato com dr itua no e-mail drituaherbalcenter@ gmail.com/www.drituaherbalcenter.com. eu também converso com ele ele me diz como funciona então eu digo a ele que eu quero continuar eu paguei ele tão rapidamente correios colorado eu recebo meu remédio herbal dentro de 4/5 dias úteis ele me deu orientações a seguir e aqui estou eu vivendo saudável novamente posso imaginar como Deus usa os homens para manifestar suas obras estou escrevendo em todos os artigos on-line para divulgar o trabalho divino da medicina herbal dr itua,